Acesse o novo site


Página inicial » Novidades » Secretária lança nova etapa do Primeira Exportação em Vitória-ES

Secretária lança nova etapa do Primeira Exportação em Vitória-ES

Sexta-feira, 18 de maio de 2012

A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, esteve hoje em Vitória, no Espírito Santo, para o lançamento de uma nova etapa do programa Primeira Exportação, que visa auxiliar pequenas e médias empresas a acessar mercados internacionais.

Em encontro com empresários e representantes do governo estadual e municipal, na Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Fies), Tatiana destacou a importância do esforço exportador para garantir a competitividade da indústria brasileira. "Exportar serve não apenas para obter acesso a outros mercados, mas também para que a empresa possa desenvolver habilidades para competir melhor no próprio mercado interno, já que a concorrência hoje é global", afirmou.

A secretária ainda disse que existe uma relação entre exportação e melhoria da qualificação da mão-de-obra, entre outras externalidades positivas do processo exportador para as empresas e para a economia nacional. Em apresentação específica sobre a balança comercial do Espírito Santo, ela mencionou que a exportação representou, em 2011, 28,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, número acima da participação nacional (10,3%) no mesmo ano. A secretária, contudo, ressaltou que a pauta exportadora está concentrada em produtos básicos e que se deve trabalhar para agregar mais valor a esta.

O vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira, afirmou que o estado possui uma vocação para o comércio exterior e explicou que a sua posição é estratégica para o escoamento da produção nacional das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste para os mercados internacionais.  

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC identificou, em trabalho conjunto com parceiros institucionais e o governo capixaba, setores estratégicos para exportação no estado: alimentos e bebidas, artesanato, fruticultura, madeira e móveis, rochas ornamentais e têxtil e confecção. 

Por meio do programa Primeira Exportação, quarenta empresas serão, inicialmente, capacitadas, em até 27 meses,  para vender as suas mercadorias no exterior, após realizarem pesquisas de mercado, adequações de produtos e promoção comercial. Além dos governos estadual e municipal, o programa conta com o envolvimento da Fies, do Sebrae nacional e estadual, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Veja fotos do encontro com empresários

Saiba mais sobre o programa Primeira Exportação

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
André Diniz
andre.diniz@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr 

 


« Voltar | Imprimir