Acesse o novo site


Página inicial » Conteúdo » Importações sujeitas à obtenção de Cota Tarifária

Importações sujeitas à obtenção de Cota Tarifária


As importações amparadas em Acordos no âmbito da Associação Latino-Americana de Integração - ALADI sujeitas a cotas tarifárias, bem como aquelas relativas a produtos com reduções tarifárias ao amparo das Resoluções da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), com base em Resolução do Grupo Mercado Comum (GMC) ou Decisão do Conselho do Mercado Comum (CMC), do Mercosul, estão sujeitas a licenciamento não-automático previamente ao embarque da mercadoria no exterior. Cabe ao DECEX o estabelecimento de critérios para a distribuição das cotas a serem alocadas entre os importadores, bem como o monitoramento da mesma, que ocorre via Licença de Importação.

  • Cota ALADI
    Alguns Acordos no âmbito da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) estabelecem que determinadas mercadorias podem ser importadas usufruindo de redução tarifária, desde que tais importações ocorram até a quantidade máxima de mercadoria definida no Acordo e num determinado período de tempo. As importações dessas mercadorias, até o limite da cota, sofrerão um desconto no Imposto de Importação (II), representado por uma Margem de Preferência (MP). A redução tarifária somente é obtida pelas operações com Licença de Importação deferida especificamente para este fim. Para tal, além do controle da cota, também é feito o controle da Origem da mercadoria, que ocorre via análise do Certificado de Origem apresentado pelo importador. Com o fim da cota, as importações dessa mercadoria voltam a pagar a alíquota normal do II.
  • Cota de Abastecimento
    A Cota de Abastecimento é uma quantidade de mercadorias que pode ingressar no país, usufruindo de redução tarifária, em períodos em que a produção do país seja insuficiente para o atendimento das necessidades internas, ou quando houver um surto de demanda. Nessas ocasiões, a CAMEX, com base na Resolução GMC nº 08/08, pode determinar uma redução no Imposto de Importação, acompanhada de limites quantitativos e prazos de vigência. Nessa categoria também podem se enquadrar algumas reduções tarifárias publicadas pela CAMEX com base em Decisão do CMC. O Anexo III da Portaria nº 23, de 14 de julho de 2011 apresenta a relação dos produtos contemplados com Cota de Abastecimento.

« Voltar | Imprimir