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Empresários brasileiros irão exportar US$ 33,150 milhões para o Peru

Segunda-feira, 14 de maio de 2012

Empresários brasileiros realizaram 467 contatos comerciais em Lima, no Peru, durante missão comercial ao país, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ao todo, 39 representantes de empresas fecharam negócios, na última semana, com estimativa de retorno de US$ 33,150 milhões para os próximos 12 meses.
 
Foram selecionadas para aproveitar as oportunidades de negócios identificadas, companhias brasileiras dos setores de alimentos e bebidas; tecnologia; construção; máquinas e equipamentos; químicos; plásticos; saúde; móveis; e moda.

Comissão de Monitoramento de Comércio Brasil-Peru

Durante a missão comercial, o secretário-executivo adjunto do MDIC, Ricardo Schaefer, se encontrou com o vice-ministro de Comércio Exterior do Peru, Carlos Posada Ugaz, para a IV Reunião da Comissão de Monitoramento de Comércio Brasil-Peru. As autoridades discutiram a abertura de mercado para produtos específicos de interesse do Peru, como cítricos, flores frescas, pêssego, pescados, processos de rotulagem de produtos de origem animal, além da estruturação dos postos de fronteira.

Foi ainda acertada a renovação do Convênio de Cooperação entre a Apex-Brasil e a Promperu, com medidas estruturadas e um calendário de atividades para dinamizar o comércio bilateral e a integração das cadeias produtivas. Ricardo Schaefer convidou ainda as autoridades do governo peruano para visitar a Zona Franca de Manaus, em maio, e manifestou apoio institucional à realização da Expo Peru em Porto Velho, em Rondônia, no segundo semestre deste ano.

Intercâmbio Comercial

A média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) peruano está em 6,3% nos últimos dez anos e a tendência é de continuidade dessa expansão, com atração de investimentos e de aumento das exportações e importações do país. O Peru é um mercado potencial para exportações brasileiras de produtos manufaturados com a superação de obstáculos relacionados à infraestrutura logística de transportes. Nesse sentido, a Estrada Interoceânica Sul deverá facilitar a integração comercial e produtiva entre os dois países.

De janeiro a abril deste ano, o Brasil exportou US$ 730 milhões para o Peru, com alta de 7,1% sobre as vendas realizadas no mesmo período do ano passado (US$ 681,5 milhões). Já o Peru exportou US$ 404,3 milhões para o mercado brasileiro, com uma queda de 1,5% em relação ao comercializado no quadrimestre de 2011 (US$ 410,6 milhões).

Os principais produtos brasileiros exportados para o Peru, nos primeiros quatro meses de 2012, foram: máquinas e aparelhos de terraplanagem e perfuração (US$ 88,194 milhões, que representaram 12,1% das vendas no período); óleos brutos de petróleo (US$ 60,982 milhões, 8,4%); veículos de carga (US$ 56,298 milhões, 7,7%); polímeros de etileno, propileno e estireno (US$ 43,893 milhões, 6%); e chassis com motor para carrocerias e para veículos automóveis (US$ 29,191 milhões, 4%).

Na relação dos principais produtos adquiridos pelo Brasil originários do Peru, no período, estão: catodos de cobre (US$ 149,107 milhões, com participação de 36,9% do total das importações); minérios de zinco e seus concentrados (US$ 49,191 milhões, 12,2%); petróleo em bruto (US$ 31,883 milhões, 7,9%); fosfatos de cálcio (US$ 26,389 milhões, 6,5%); e naftas (US$ 25,891 milhões, 6,4%).

Veja fotos da missão comercial 

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